O que é bitcoin?

Estamos acostumados a sair com dinheiro fisico ou cartões de credito para pagar nossas compras, mas já pensou como seria bom se andássemos apenas com o celular no bolso e melhor ainda pagar nossas compras diárias com ele?

Hoje isso já é possível, pois essa é uma das propostas do bitcoin, uma moeda virtual feita com o propósito de dar segurança e facilidade nas nossas transações.

O que é bitcoin?

De forma básica, o bitcoin é uma moeda virtual com criptografia para ser controlada em rede. É uma moeda totalmente descentralizada, pode ser guardada como qualquer outro arquivo no seu computador, no seu celular e até mesmo em um pendrive.

O bitcoin não é impresso pelo o governo ou por um banco, funciona com o seu protocolo de segurança o “blockchain”, tecnologia que visa descentralizar a moeda como medida de segurança.

Como funciona?

Como havia dito, o bitcoin pode ser guardado até mesmo em um pendrive. Mas para se guardar o bitcoin você precisa de uma carteira, a qual vai te dar acesso a uma chave publica e uma chave privada.

Sua chave privada pode ser entendida como um código de backup é através desse código que você pode “manusear” seus bitcoins.

E a chave publica você compartilha para poder receber mais bitcoins na carteira.

Quando você faz uma transação, a moeda não sai de uma carteira e já vai para direto para outra, antes disso, sua transação precisa ser confirmada pelos os mineradores de bitcoin.  Os “mineradores de bitcoins” são maquinas (computadores) que ficam ligadas realizando cálculos e intermediando as transações para garantir a autenticidade e evitar que uma pessoa gaste a mesma moeda mais de uma vez.

Resumindo: Quando você envia certa quantidade de bitcoin ou satoshis (fração do bitcoin), sua moeda vai para um bloco, que é minerado e sua transação confirmada e então vai para a outra carteira.

Como surgiu

Até onde se sabe a primeira aparição sobre o bitcoin, foi em 31 de outubro 2008 num grupo de discussão sobre criptografia, o “The Cryptography Mailing” onde um usuário com o pseudônimo Satoshi Nakamoto fez uma postagem sobre sua grande invenção, o “peer-to-peer electronic cash system”, Satoshi Nakamoto deixou em anexo um documento de nove paginas onde era descrito o funcionamento do bitcoin e suas características.

Como obter

Há varias maneiras de se obter bitcoin, temos um artigo que fala melhor sobre isso→ Entrando no mundo das criptomoedas.

Mas tratando das maneiras mais convencionais, você pode se tornar um minerador de bitcoin e colocar seu computador para minerar a moeda, algo que não é tão difícil, você só vai precisar do seu computador, uma conexão estável de internet e instalar um programa especifico para a mineração de bitcoin.

A desvantagem de se minerar bitcoin é o alto gasto de energia em vista do ganho, um computador convencional vai gastar mais energia do que vai lucrar já que exigisse muito poder de processamento das maquinas para poder ganhar algo que se julgue digno.

Existem empresas especializadas em fabricação de maquinas de mineração, essas têm um alto pode de processamento. Porem são caras, o que nos leva a uma segunda alternativa, a compra de bitcoin.

Você pode comprar bitcoin em uma casa de cambio de criptomoedas como a Poloniex, ou através do P2P, pessoa para pessoa.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.