O que são altcoins

Talvez você não esteja tão aprofundado no assunto das criptomoedas, mas já ouviu ao menos falar de bitcoin, você deve saber pelo menos que o bitcoin é uma moeda virtual alternativa ao nosso dinheiro e com ótimas propostas, mas e se eu te disser que existem alternativas ao bitcoin, outras moedas virtuais com propostas que podem ser melhores que o bitcoin.

Estou falando das Altcoins, outras moedas virtuais semelhantes ao bitcoin, mas geralmente com finalidades diferentes e supostas melhorias em determinados aspectos.

O que são

O termo Altcoin pode ser entendido como uma abreviatura que quer dizer “moeda alternativa”, altcoins são moedas digitais alternativas ao bitcoin onde algumas podem oferecer alguns benefícios específicos que o bitcoin não oferece como, mais rapidez na confirmação das transações, mais privacidade, mais segurança…

Há também as que são copias diretas do bitcoin, que foram feitas apenas para trazer lucros rápidos aos seus desenvolvedores e outras que são apenas golpes, denominadas de “scans”.

Exemplos de altcoins

Litecoin – LTC:

Bem parecida com o bitcoin, o litecoin foi lançado em outubro de 2011, é sustentado por uma rede ponto-a-ponto e oferece algumas vantagens sob o bitcoin.

E uma das vantagens é que em vez de processar um bloco a cada 10 minutos como é o caso do bitcoin, a litecoin processa em 2,5 minutos o que é 4x mais rápido.

Ethereum – ETH:

Usando a blockchain, a principal intenção do ethereum é ser uma plataforma descentralizada que executa contratos inteligentes. Foi fundada em janeiro de 2014 por Vitalik Buterin, que é um escritor e programador Russo-canadense.

Monero – XMR:

Lançada em 18 de abriu de 2014, o Monero é uma criptomoeda descentralizada que tem como objetivo ser irrastreável, a tecnologia existente nessa altcoin oferece certa resistência a analise da Blockchain o que possibilita que sejam realizadas operações sem tornar as transações públicas.

Como obter

Assim como o bitcoin, há mais de uma forma de se obter Altcoins e no site já tem um artigo que mostra algumas formas de se obter bitcoin, mas serve também para as Altcoins, vale apena conferir→ Entrando no mundo das criptomoedas.

Uma das formas é minerando a sua moeda, e pra isso você precisa apenas do seu computador, conexão estável de internet e um programa ou site especifico para a mineração da sua moeda.

Outra forma é adquirir a moeda desejada numa casa de cambio de criptomoedas como a Poloniex.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.